
A fome no Brasil é um problema que afeta atualmente 33,1 milhões de pessoas, evidenciando a profunda desigualdade socioeconômica e outros problemas de ordem política e sanitária no país. A fome é causada por diversos fatores, como as desigualdades socioeconômicas e a pobreza, pelas crises política e econômica, pela distribuição desigual de alimentos no território nacional, pela ausência ou redução de políticas públicas voltadas ao combate à fome, pelo manejo inadequado dos recursos naturais e por outros fatores.
Infelizmente, a pandemia aumentou muito o número de pessoas que não têm o que comer no Brasil. O desemprego ocasionado em decorrência da Covid-19 deixou milhares de pessoas sem renda para a compra de alimentos, aumentou o número de pessoas em nível de pobreza e colocou o Brasil novamente no Mapa da Fome.
O Brasil voltou ao Mapa da Fome das Nações Unidas em 2022. A região Norte do Brasil é a mais impactada pela insegurança alimentar.
De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, cerca de 19 milhões de brasileiros passaram fome durante a pandemia do novo coronavírus. Em 2022, esse número subiu para 33,1 milhões. A região Norte do Brasil é a mais impactada pela insegurança alimentar
As doações de alimentos feitas através do Instituto IABEV Esperança e Vida são uma das formas mais eficazes de ajudar as famílias em extrema pobreza no Brasil.